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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Mayco Andrey Ranghetti
Título: Simulador de Tráfego de Automóveis em Uma Malha Rodoviária: Versão 2.0
 
Conclusão:
O presente trabalho é uma extensão do simulador de tráfego de automóveis em uma malha rodoviária desenvolvido por Freire (2004). As principais extensões desenvolvidas são a visualização do simulador em três dimensões e a criação de um veículo guiado pelo usuário. Os objetivos de disponibilizar um veículo guiado, visualização do simulador em três dimensões e reformulação da rotina de disponibilidades de trechos foram alcançados. Para representação da malha viária e dos veículos circulando na mesma, são utilizadas rotinas matemáticas da geometria analítica e trigonometria, sendo que para prover a visualização da simulação são buscados subsídios na área de computação gráfica, utilizando a biblioteca gráfica OpenGl. Ainda, para cada veículo especificado no simulador é criado um processo concorrente (thread), visto que os mesmos podem trabalhar de forma simultânea. Existem momentos onde um veículo vai depender do outro. Essa dependência ocorre quando existiam áreas já ocupadas, sendo que para isso, mecanismos de comunicação foram usados para evitar conflitos. A velocidade que os veículos circulam na malha rodoviária é estabelecida pelo usuário, não sendo possível especificar uma velocidade especifica para um veículo. O sentido de tráfego dos veículos não pode ser alterado, desta forma o veículo fica impossibilitado de trafegar em sentido contrário (contra-mão). Veículos especiais (carros de polícia, ambulâncias) que possuem privilégios de circulação em uma malha rodoviária não podem ser representados neste simulador. O simulador faz o controle de acesso nos cruzamentos pela ordem de chegada. O veículo que chegar primeiro terá o direito de passagem. Não existe semáforos nos cruzamentos.