DSC - Departamento de Sistemas e Computação

Notícias

Cia Hering e FURB: inovação à vista.

16/3/2017
Autor: DSC
Fonte: FURB

Na manhã de hoje (16/Março), seis alunos do curso de Ciência da Computação (BCC), acompanhados pelos professores Mauro M. Mattos, Luciana Pereira de Araújo e Marcel Hugo, participaram de reunião com gerentes da área de TI da Cia Hering, na sede da empresa.
O encontro foi o segundo passo da aproximação entre esta importante indústria blumenauense e nossa universidade, na área de informática. O primeiro passo foi dado em 23/fev, quando estes gerentes estiveram com alunos de BCC e SIS no Auditório do Bloco T, apresentando problemas e oportunidades que ocorrem na Hering e que podem ser alvos de pesquisas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
Cada aluno explanou seus interesses e ideias e os profissionais da Cia Hering puderam auxiliá-los a direcionar suas propostas de TCC para uma situação real no cotidiano da empresa. Ao final os seis acadêmicos saíram apadrinhados por algum profissional da Hering, que irá apoiar com informações o desenvolvimento de seus trabalhos.
Segundo Sandro Bertotti, gerente de TI da Cia Hering e egresso do curso de BCC da FURB em 1994, “o desenvolvimento dos trabalhos e a aproximação com estes jovens através da Universidade criarão oportunidades de inovação importantes para a nova TI que precisaremos oferecer no futuro”. Este é um bom exemplo de modelo de aproximação universidade-empresa que tem gerado soluções disruptivas ao redor do mundo.
Por outro lado, o acadêmico João Victor de Amorim relatou que “a possibilidade de criar soluções para um problema real é muito mais motivante para o desenvolvimento de um trabalho”.
Todos concluíram como produtivo este encontro e esperançosos pelo sucesso desta relação universidade-empresa.


Reunião na Cia Hering.

Reunião na Cia Hering.



Abertura de Concurso de Monitoria Remunerada - DSC

20/2/2017
Autor: Anderson Fagundes
Fonte: DSC

O Departamento de Sistemas e Computação está abrindo concurso para a contratação de 02 monitores para atuar junto ao Departamento. Será oferecida 1 vaga no período noturno e 1 vaga no período matutino na área de Técnicas Básicas da Computação.
As inscrições deverão ser feitas junto ao CCEN – Centro de Ciências Exatas e Naturais (Sala S-228) a partir do dia 20/02/2017 até o dia 24/02/2017, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 20:00 horas.
A avaliação ocorrerá no dia 01/03/2017 às 14:00 horas, na sala S-403, conforme os critérios do edital.
A monitoria remunerada tem carga horária de 20 (vinte) horas semanais, e o monitor tem direito a bolsa de 24 (vinte e quatro) créditos financeiros mensais.
Para mais informações deverá ser consultado o edital que está publicado na página da FURB:

http://www.furb.br/web/upl/editais/201702081445210.EDITAL%20001%202017%20CCEN%20MONITORIA%20REMUNERADA.pdf


Havendo dúvidas podem encaminhar e-mail ao dsc@furb.br.


DSC sedia o DXTec - 1º Encontro Catarinense para Troca de Experiências em Tecnologia

7/10/2016
Autor: DSC

Nos dias 10 e 11 de outubro estará acontecendo na FURB o DXTec - 1º Encontro Catarinense para Troca de Experiências em Tecnologia.

O evento está sendo organizado pelo Departamento de Sistemas e Computação, CALCOMP e, desenvolvido de forma colaborativa entre comunidade acadêmica, profissionais do mercado, empresas de tecnologia e entusiastas que querem promover a área de tecnologia em Santa Catariana. Nele, serão apresentados e discutidos assuntos ligados ao desenvolvimento tecnológico em suas diversas áreas de aplicação.

Neste link ( dxtec.inf.furb.br ) vocês encontram a programação do evento que está subdivido em trilhas: Mobile, Startup, Arquitetura, Devs, Software Livre e Pitch.

O evento é aberto para a comunidade catarinense de TI. Faça sua inscrição e venha ampliar seus conhecimentos / rede de contatos.

Como forma de pagamento da inscrição, vocês devem entregar no momento do credenciamento 1kg de alimento não perecível. Posteriormente, eles serão repassados para alguma instituição (não será aceito sal).

VENHAM PARTICIPAR DO EVENTO!!!


Banner

Banner



DSC SEDIA ETAPA REGIONAL DA MARATONA DE PROGRAMAÇÃO

8/9/2016
Autor: DSC

No próximo sábado, dia 10 de setembro, a FURB receberá alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação da área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc) de todo o estado para participarem da etapa regional de Santa Catarina da Maratona de Programação. A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. A cada ano as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

O evento é realizado na forma de um torneio, conhecido como International Colegiate Programming Contest (ICPC), que no Brasil foi chamado de Maratona de Programação, no qual os estudantes formam equipes de três alunos, tendo um professor como técnico, e competem com estudantes de outras instituições.

A competição consiste em resolver problemas de programação, cerca de dez a quinze problemas, que as equipes têm cinco horas para tentar resolver o maior número possível. Alguns problemas requerem apenas compreensão e outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas para serem resolvidos. Os competidores devem descobrir quais problemas são mais fáceis, projetar os testes e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Vence a equipe que conseguir resolver maior número no menor tempo possível.

O torneio será realizado simultaneamente em todo o Brasil no dia 10 de setembro, em mais de 50 sedes regionais espalhadas por todo o território nacional. As melhores equipes das etapas regionais se credenciam para participar da regional sulamericana de onde as melhores serão selecionadas para participar das Finais Mundiais do evento.

O curso de Ciência da Computação da FURB participará com 4 equipes: Equipe "Despertar do Erro" composta pelos alunos: Everson Ricardo Gutz, Leonardo Fiedler e Rafael Diegoli. Equipe "JAVA_HOME = 0x29A" composta por: Evandro Matheus Schmitz, Lucas Eduardo Schlögl e Luccas de Souza Silva. Equipe "Twisted Transistor" formada por: Gabriel Roda, Matias Henschel e Mattheus Sgrott. Equipe "undefined behavior" composta por: Gustavo Bittencourt, Leonardo Leal Oliveira e Thainara Rogério. Todos os times estão sobre orientação do professor Daniel Theisges dos Santos.

"A participação neste tipo de evento é muito importante para a formação do acadêmico. Por isso, temos incentivado e participado assiduamente nos últimos anos. Ao participar desta competição, o aluno deixa claro a sua capacidade em desenvolver algoritmos e de resolver problemas computacionais que são a principal habilidade de um profissional que visa trabalhar no desenvolvimento de softwares ou de novas tecnologias", enfatiza o organizador do evento e coordenador do curso de Ciência da Computação professor Aurélio Hoppe.

Na FURB, o evento acontecerá nos laboratórios do departamento de Sistemas e Computação, das 8h às 20h.

Para mais informações acesse: inf.furb.br/maratona


Maratona de Programação/2015

Maratona de Programação/2015



Maratona de Programação/2015

Maratona de Programação/2015



Projetos desenvolvidos por professores e alunos do DSC é tema de reportagem na FURB.

4/4/2016
Autor: Anderson Fagundes

Na última sexta-feira foi ao ar a reportagem produzida na FURB sobre o trabalho desenvolvido no LIFE. A matéria está disponível no youtube, abaixo segue link:

https://youtu.be/2Wsvc0Uhpk8

O LIFE - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, é um espaço voltado para o desenvolvimento de pesquisas na área tecnológica para a educação, e para a formação de professores.


LIFE

LIFE



Abertura de Concurso de Monitoria Remunerada - DSC

18/2/2016
Autor: Anderson Fagundes
Fonte: FURB

O Departamento de Sistemas e Computação está abrindo concurso para a contratação de 01 monitor para atuar junto ao Departamento. Será oferecida uma vaga no período noturno na área de Técnicas Básicas da Computação.
As inscrições deverão ser feitas junto ao DSC - Departamento de Sistemas e Computação (Sala T-210) a partir do dia 18/02/2016 até o dia 04/03/2016, no horário de funcionamento da secretaria (http://dsc.inf.furb.br/horarios/departamento).
A avaliação ocorrerá no dia 07/03/2015 às 14:00 horas, na sala S-403, conforme os critérios do edital.
A monitoria remunerada tem carga horária de 20 (vinte) horas semanais, e o monitor tem direito a bolsa de 24 (vinte e quatro) créditos financeiros (R$ 1.011,12).

Para mais informações deverá ser consultado o edital que está publicado na página do DSC, na seção SERVIÇOS/DOWNLOADS:

http://dsc.inf.furb.br/arquivos/downloads/83ddc3a802b49dd.pdf

Havendo dúvidas podem encaminhar um e-mail ao dsc@furb.br.


Concentrados 2016/1 - Datas e Salas

22/1/2016
Autor: Anderson Fagundes
Fonte: FURB

Prezados(as)

Seguem algumas informações pertinentes aos concentrados do DSC:

Para o BCC MATUTINO:

A disciplina de Ambiente Corporativo e Postura Profissional iniciará no dia 01/02 e se encerrará no dia 16/02, ocorrendo na sala C-201;
A disciplina de Legislação em Informática iniciará no dia 01/02 e se encerrará no dia 16/02, ocorrendo na sala C-204.

Para o BCC NOTURNO:

A disciplina de Ambiente Corporativo e Postura Profissional iniciará no dia 01/02 e se encerrará no dia 16/02, ocorrendo na sala B-208;
A disciplina de Linguagens Formais iniciará no dia 01/02 e se encerrará no dia 16/02, ocorrendo na sala C-104;
A disciplina de Legislação em Informática iniciará no dia 01/02 e se encerrará no dia 16/02, ocorrendo na sala C-101.


Professor do DSC obtém aprovação em tese de doutorado.

9/12/2015
Autor: Anderson Fagundes
Fonte: FURB

O professor Paulo Fernando Silva apresentou com êxito a defesa da sua tese de doutorado no último dia 02 de dezembro, com o trabalho intitulado RAClouds – Análise de Risco em Clouds, orientado pelo Professor Dr. Carlos Becker Westphall, obtendo aprovação da banca examinadora.

O professor Paulo Fernando é professor efetivo do DSC, lecionando nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Possui mestrado em Ciências da Computação pela UFSC, na linha de pesquisa de segurança em sistemas distribuídos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Tecnologia da Informação, Sistemas Distribuídos e Segurança da Informação.

O Departamento de Sistemas e Computação parabeniza o professor Paulo Fernando por mais esta etapa concluída.


Professor Paulo Fernando durante a defesa da tese.

Professor Paulo Fernando durante a defesa da tese.



Grupo de pesquisa do DSC apresenta trabalhos na Semana Acadêmica das Licenciaturas.

12/11/2015
Autor: Anderson Fagundes
Fonte: DSC

No último sábado, dia 07/11/2015, o Grupo de pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação (GTDE) apresentou alguns de seus trabalhos na Semana Acadêmica das Licenciaturas. A Semana Acadêmica teve a participação de vários expositores dispostos por todo o Ginásio Escola da FURB. Os trabalhos expostos iniciaram o seus desenvolvimentos no primeiro semestre de 2015, onde alunos dos cursos de Pedagogia e Ciência da Computação trabalharam juntos respectivamente nas disciplinas de Tecnologia Educacional e Aprendizagem e Sistemas Multimídia, na produção de materiais pedagógicos interdisciplinares em plataformas digitais, e posteriormente continuaram sendo desenvolvidos em Trabalhos de Conclusão de Curso.

A participação neste evento (Semana Acadêmica) teve o objetivo de apresentar à comunidade os principais materiais construídos. A ação possibilitou aos alunos de ambos os cursos terem a experiência concreta de construir materiais pedagógicos digitais, analisando objetivos de ensino e aprendizagem, público-alvo, tecnologias e mídias, entre outros. Também possibilitou o trabalho e a vivência interdisciplinar em um campo prático de aplicação, destacando vantagens e problemas. A experiência demonstrou a viabilidade de integração curricular entre áreas de conhecimento diversas na solução de questões práticas da Educação.

Os trabalhos apresentados foram "Ballistic: Simulações de Física em 3D” (Thiago H. Teixeira e Gabriel Zanluca), "Aplicativo de Realidade Aumentada Usando Objetos Interativos - Trânsito” (Júlio C. dos Santos e João P. S. Gonçalves), "Signa: Aplicação para Ensino-Aprendizagem da LIBRAS” (Júlio C. Batista) e Moveremus: Atividades Fisioterapêuticas Utilizando o Kinect e Ambientes Lúdicos (Priscila K. Assini). Estes trabalhos foram orientados pelos professores Aurélio F. Hoppe, Dalton S. dos Reis e Maurício C. Lopes.


Imagem 1

Imagem 1



imagem 2

imagem 2



imagem 3

imagem 3



Trabalho orientado por professor do DSC é premiado na 9ª edição da MIPE.

1/10/2015
Autor: Anderson Fagundes
Fonte: DSC

O trabalho intitulado "História Ambiental de Blumenau, Passado, Presente e Futuro Contado com Base nas TDICS " da acadêmica Marileia Schubert, orientada pelo professor Maurício Capobianco Lopes, foi agraciado na última terça-feira (29/09) com o IX Prêmio Fritz Müller, na nona edição da MIPE. O trabalho foi premiado na categoria PIBID/PARFOR em Trabalhos de Ensino.

A MIPE é organizada pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (PROPEX) e de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante (PROEN). A MIPE tem como objetivo avaliar e integrar os processos de ensino e os resultados dos projetos de pesquisa e extensão, além de compartilhar experiências e estimular novas técnicas de trabalho acerca destes processos.

O DSC parabeniza o professor Maurício e a acadêmica Marileia pelo prêmio recebido!


MIPE

MIPE



Próxima Página Última Página