DSC - Departamento de Sistemas e Computação

Notícias

Projeto da FURB participa em concurso latino-americano

17/9/2018
Autor: FURB
Fonte: FURB

O Furbot foi aprovado para a próxima etapa do Edutech, o I Concurso Latino Americano de Tecnologias Educacionais para Aprendizagem. O concurso faz parte da XIII Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem, que vai ocorrer entre os dias 1º a 5 de outubro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

Poderiam participar do concurso somente softwares que tinham relação direta com a aprendizagem. O Furbot foi submetido na categoria Raw Diamonds, em que os softwares estão em fase de desenvolvimento, os que ainda não foram aplicados de forma contínua em ambientes educacionais e aqueles que não foram comercializados.

Para a segunda fase do concurso, o Furbot será apresentado em uma mostra em que serão julgados e os cinco melhores trabalhos de cada categoria passarão para a terceira etapa. Caso o projeto for aprovado será apresentado para uma banca de especialistas que irá escolher os vencedores do concurso.

O Furbot
O Furbot é um projeto de extensão da FURB coordenado pelo professor Mauro Mattos do Departamento de Sistemas e Computação. A proposta que leva o software para crianças de 9 a 11 anos aprenderem programação. Os primeiros conceitos computacionais são apresentados às crianças por meio de jogos de tabuleiros e cartas.

Quando as crianças vão para os computadores elas encontram o personagem Furbot que é bastante lúdico e interage com o programador. Essas atividades estimulam o pensamento computacional das crianças que podem se interessar por programação, desenvolver habilidades de criação de algoritmos e até construir soluções de programação.

Assista aqui a matéria que a FURB TV fez ano passado sobre o projeto:
https://www.youtube.com/watch?v=soYpD2siBVY


Furbot

Furbot


|    .:. Ir para Notícias Iniciais .:.    |    .:. Listar Notícias .:.    |