DSC - Departamento de Sistemas e Computação

Notícias

Notícia não cadastrada!

01/08 - DSC realiza entrega de lacres para a Campanha Lacre Solidário

1/8/2018
Autor: DSC

Foi realizada ontem, 31/07, na Fundação Frtz Müller, a entrega de lacres arrecadados pelos alunos do curso de Ciência da Computação da FURB. Foram doados ao todo 115 garrafas pet de dois litros cheias de lacres, entregues pelos acadêmicos do curso como forma de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais - AACCs, que são atividades curriculares que envolvem ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas pelo acadêmico durante seu processo de formação, que podem ser realizadas em área específica ou afim ao curso, sendo desenvolvidas na FURB ou fora dela, durante o período de realização do curso de graduação.

Os lacres arrecadados farão parte da Campanha Lacre Solidário, que se trata de uma campanha socioambiental que recolhe os lacres das latas de bebidas e troca por cadeiras de rodas, beneficiando pessoas e entidades necessitadas. Mais detalhes da campanha podem ser acessados no site http://www.campanhalacresolidario.com.br/

Abaixo a imagem da entrega feita pelo professor Aurélio Faustino Hoppe, na condição de coordenador do curso de Ciência da Computação, e pelo servidor Anderson Fagundes, secretário do Departamento.


Entrega de lacres na Fundação Fritz Müller

Entrega de lacres na Fundação Fritz Müller



30/07 - FURB apresenta inovações tecnológicas na 1º FEDUCA

31/7/2018
Autor: FURB

Caixa de areia interativa, óculos de realidade virtual e jogos em tablets desenvolvidos por alunos da FURB. Somados a isso, três apresentações culturais e uma palestra sobre inovação no ensino superior. Tudo isso a FURB está preparando para apresentar no 1º FEDUCA - Feira de Qualificação, Oportunidades Profissionais e Consultoria Empresarial. O evento será nos dias 9 a 11 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau.
A FURB vai apresentar tudo isso em um estande privilegiado. O espaço fica logo na entrada do setor 1. Será o primeiro estande que o visitante vai visualizar.

De acordo com o professor Maurício Capobianco Lopes, as atrações educacionais terão como foco a discussão sobre educação ambiental e gestão de riscos de desastres. Ele diz que caixa de areia interativa, os óculos de realidade virtual e jogos em tablets serão apresentados em parceria com dois projetos de extensão, o Atmosfera – Prevenção e Mitigação aos Riscos de Desastres, coordenado pela professora Rafaela Vieira, e do projeto “Formação Continuada de Professores para Educação Ambiental em um Espaço Híbrido de Inovação” – agora renomeado como “Habitat” – da professora Daniela Tomio.

Haverá ainda a participação da acadêmicos de iniciação científica dos professores orientadores Maurício Capobianco e Dalton dos Reis.

No dia 9 de julho, às 20h, está programada a palestra com a professora Dra. Stela Maria Meneghel. Ela é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e da graduação da FURB. O tema da palestra será “Qualidade e Inovação no Ensino Superior”.

No sábado, dia 11 de agosto, a FURB vai levar até o FEDUCA o diferencial na área da cultura. Estão previstas apresentações do Grupo de Danças Alemãs, da Camerata de Violões e do Coro.

A 1º FEDUCA - Feira de Qualificação, Oportunidades Profissionais e Consultoria Empresarial vai ocorrer juntamente com a terceira Feira Brasileira de Equipamentos, Serviços, Softwares, Tecnologias da Informação e Segurança Eletrônica (Infofair). A FEDUCA é organizada pela Via Ápia Eventos - em uma promoção conjunta com o Núcleo de Educação e Desenvolvimento Profissional da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), da qual o Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) da FURB faz parte.


FEDUCA

FEDUCA



27/04 - Projeto de Extensão Furbot ensina programação a criança

27/4/2018
Autor: FURB
Fonte: FURB

O projeto Furbot é um dos projetos de extensão da FURB que oferece apoio ao ensino de lógica e programação às crianças de 9 e 10 anos de duas escolas de Blumenau, E.E.B Pedro II e E.E.B Victor Hering. O Furbot atua no desenvolvimento cognitivo infantil através de atividades de programação de computadores. Usa jogos como estratégia para facilitar o aprendizado da programação e estimular o pensamento computacional através de aulas divertidas.

Criado em 2007 pela equipe de professores do Departamento de Sistemas e Computação da FURB, composta pelos docentes Adilson Vahldick, Mauro Marcelo Mattos e Carlos Henrique Correia, as atividades começaram efetivamente nas escolas em abril de 2017. A fase II está prevista para começar mês que vem e é coordenada pelo professor Mauro Marcelo Mattos.

Hoje o Furbot conta com 5 bolsistas e 2 voluntários que ajudam a tornam esta experiência ainda mais produtiva. O design do jogo passou por alterações durantes esses anos, contando com a parceria do Estúdio de animação Belli Studio, produtor de desenhos animados para o canal de televisão Discovery Kids.

O Coordenador do Furbot, professor Mauro Marcelo Mattos, afirma que há um grande cuidado com a linguagem utilizada com as crianças para possibilitar a inserção delas no mundo da programação. “Aqui na Universidade a gente interage com jovens de 17 e 18 anos, não é a mesma coisa quando são crianças de 9 e 10, a linguagem tem que ser diferente”, conta o professor da FURB.

Utilizando metáfora de jogos com atividades lúdicas, o projeto busca despertar nas crianças o interesse nessa área que cresceu. Segundo divulgado recentemente pelo Jornal de Santa Catarina, o crescimento desta área foi de cerca de 172% nos últimos anos, através do desenvolvimento de algoritmos de controle de personagens em jogos animados.

O Furbot tem sua sede no segundo andar do Bloco S, no Campus 1 da FURB.


Furbot

Furbot



PROCESSO PÚBLICO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO - FURB

28/2/2018
Autor: Anderson Fagundes
Fonte: FURB

A FURB está com edital aberto para seleção de bolsistas de extensão em diversos projetos.
Há várias vagas disponíveis para alunos de BCC e SIS, conforme edital 01/2018 que pode ser acessado em

http://www.furb.br/editais/extensao

Consulte o edital, conheça os projetos e verifique as condições de participação.
As inscrições vão até 06/03 (próxima 3ª feira).


Reportagem: Furbot nas Escolas

31/10/2017
Autor: Anderson Fagundes
Fonte: DSC

Foi publicado hoje, pela FURB TV, reportagem sobre projeto de extensão universitária do DSC.

Participam do projeto os professores Mauro Marcelo Mattos (coordenador) e Luciana Pereira de Araújo.
O projeto visa desenvolver habilidades cognitivas em crianças entre 9 e 10 anos através de atividades de programação de computadores para a construção de jogos de computador através da ferramenta FURBOT.

As atividades são desenvolvidas com os professores e alunos do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Pedro II, em Blumenau.


Abaixo o link para a reportagem no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=soYpD2siBVY


Animal Quiz Lançado Oficialmente - Projeto formados BCC

4/8/2017
Autor: Dalton Solano dos Reis
Fonte: FURB

No dia 01/08/2017, os ex-acadêmicos Luis H. Goll e Jean Krüger (hoje formados) fizeram o lançamento oficial do jogo Animal Quiz na Play Store do Google. O Animal Quiz é gratuito, tendo 5 animais gratuitos prontos para jogar, e outros 19 animais disponíveis para comprar dentro do jogo. As cartas podem ser baixadas e impressas (link disponível dentro do jogo), mas podem também ser adquiridas via pedido pelo jogo.

Mais informações:
- novidades: https://www.facebook.com/AnimalQuiz/
- Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.RealEdu.AnimalQuiz
- site oficial: http://www.animalquiz.com.br

O embrião deste jogo foi construído na disciplina de Sistemas Multimídia do curso de Computação (no LIFE). Esta disciplina foi ministrada integrada (parcialmente) com o prof. Maurício C. Lopes com uma turma de Pedagogia. Nesta disciplina adotamos a metodologia PBL (focada em projetos direcionados na resolução de problemas), tendo como um dos principais objetivos levar a tecnologia para ser usada na área da pedagogia, explorando tecnologias inovadoras (no caso deste exemplo, Realidade Aumentada em dispositivos móveis), e se possível, que realmente se transformasse em um produto a ser usado, e não só estudado na universidade.


Animal Quiz

Animal Quiz



Cia Hering e FURB: inovação à vista.

16/3/2017
Autor: DSC
Fonte: FURB

Na manhã de hoje (16/Março), seis alunos do curso de Ciência da Computação (BCC), acompanhados pelos professores Mauro M. Mattos, Luciana Pereira de Araújo e Marcel Hugo, participaram de reunião com gerentes da área de TI da Cia Hering, na sede da empresa.
O encontro foi o segundo passo da aproximação entre esta importante indústria blumenauense e nossa universidade, na área de informática. O primeiro passo foi dado em 23/fev, quando estes gerentes estiveram com alunos de BCC e SIS no Auditório do Bloco T, apresentando problemas e oportunidades que ocorrem na Hering e que podem ser alvos de pesquisas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
Cada aluno explanou seus interesses e ideias e os profissionais da Cia Hering puderam auxiliá-los a direcionar suas propostas de TCC para uma situação real no cotidiano da empresa. Ao final os seis acadêmicos saíram apadrinhados por algum profissional da Hering, que irá apoiar com informações o desenvolvimento de seus trabalhos.
Segundo Sandro Bertotti, gerente de TI da Cia Hering e egresso do curso de BCC da FURB em 1994, “o desenvolvimento dos trabalhos e a aproximação com estes jovens através da Universidade criarão oportunidades de inovação importantes para a nova TI que precisaremos oferecer no futuro”. Este é um bom exemplo de modelo de aproximação universidade-empresa que tem gerado soluções disruptivas ao redor do mundo.
Por outro lado, o acadêmico João Victor de Amorim relatou que “a possibilidade de criar soluções para um problema real é muito mais motivante para o desenvolvimento de um trabalho”.
Todos concluíram como produtivo este encontro e esperançosos pelo sucesso desta relação universidade-empresa.


Reunião na Cia Hering.

Reunião na Cia Hering.



Abertura de Concurso de Monitoria Remunerada - DSC

20/2/2017
Autor: Anderson Fagundes
Fonte: DSC

O Departamento de Sistemas e Computação está abrindo concurso para a contratação de 02 monitores para atuar junto ao Departamento. Será oferecida 1 vaga no período noturno e 1 vaga no período matutino na área de Técnicas Básicas da Computação.
As inscrições deverão ser feitas junto ao CCEN – Centro de Ciências Exatas e Naturais (Sala S-228) a partir do dia 20/02/2017 até o dia 24/02/2017, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 20:00 horas.
A avaliação ocorrerá no dia 01/03/2017 às 14:00 horas, na sala S-403, conforme os critérios do edital.
A monitoria remunerada tem carga horária de 20 (vinte) horas semanais, e o monitor tem direito a bolsa de 24 (vinte e quatro) créditos financeiros mensais.
Para mais informações deverá ser consultado o edital que está publicado na página da FURB:

http://www.furb.br/web/upl/editais/201702081445210.EDITAL%20001%202017%20CCEN%20MONITORIA%20REMUNERADA.pdf


Havendo dúvidas podem encaminhar e-mail ao dsc@furb.br.


DSC sedia o DXTec - 1º Encontro Catarinense para Troca de Experiências em Tecnologia

7/10/2016
Autor: DSC

Nos dias 10 e 11 de outubro estará acontecendo na FURB o DXTec - 1º Encontro Catarinense para Troca de Experiências em Tecnologia.

O evento está sendo organizado pelo Departamento de Sistemas e Computação, CALCOMP e, desenvolvido de forma colaborativa entre comunidade acadêmica, profissionais do mercado, empresas de tecnologia e entusiastas que querem promover a área de tecnologia em Santa Catariana. Nele, serão apresentados e discutidos assuntos ligados ao desenvolvimento tecnológico em suas diversas áreas de aplicação.

Neste link ( dxtec.inf.furb.br ) vocês encontram a programação do evento que está subdivido em trilhas: Mobile, Startup, Arquitetura, Devs, Software Livre e Pitch.

O evento é aberto para a comunidade catarinense de TI. Faça sua inscrição e venha ampliar seus conhecimentos / rede de contatos.

Como forma de pagamento da inscrição, vocês devem entregar no momento do credenciamento 1kg de alimento não perecível. Posteriormente, eles serão repassados para alguma instituição (não será aceito sal).

VENHAM PARTICIPAR DO EVENTO!!!


Banner

Banner



DSC SEDIA ETAPA REGIONAL DA MARATONA DE PROGRAMAÇÃO

8/9/2016
Autor: DSC

No próximo sábado, dia 10 de setembro, a FURB receberá alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação da área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc) de todo o estado para participarem da etapa regional de Santa Catarina da Maratona de Programação. A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. A cada ano as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

O evento é realizado na forma de um torneio, conhecido como International Colegiate Programming Contest (ICPC), que no Brasil foi chamado de Maratona de Programação, no qual os estudantes formam equipes de três alunos, tendo um professor como técnico, e competem com estudantes de outras instituições.

A competição consiste em resolver problemas de programação, cerca de dez a quinze problemas, que as equipes têm cinco horas para tentar resolver o maior número possível. Alguns problemas requerem apenas compreensão e outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas para serem resolvidos. Os competidores devem descobrir quais problemas são mais fáceis, projetar os testes e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Vence a equipe que conseguir resolver maior número no menor tempo possível.

O torneio será realizado simultaneamente em todo o Brasil no dia 10 de setembro, em mais de 50 sedes regionais espalhadas por todo o território nacional. As melhores equipes das etapas regionais se credenciam para participar da regional sulamericana de onde as melhores serão selecionadas para participar das Finais Mundiais do evento.

O curso de Ciência da Computação da FURB participará com 4 equipes: Equipe "Despertar do Erro" composta pelos alunos: Everson Ricardo Gutz, Leonardo Fiedler e Rafael Diegoli. Equipe "JAVA_HOME = 0x29A" composta por: Evandro Matheus Schmitz, Lucas Eduardo Schlögl e Luccas de Souza Silva. Equipe "Twisted Transistor" formada por: Gabriel Roda, Matias Henschel e Mattheus Sgrott. Equipe "undefined behavior" composta por: Gustavo Bittencourt, Leonardo Leal Oliveira e Thainara Rogério. Todos os times estão sobre orientação do professor Daniel Theisges dos Santos.

"A participação neste tipo de evento é muito importante para a formação do acadêmico. Por isso, temos incentivado e participado assiduamente nos últimos anos. Ao participar desta competição, o aluno deixa claro a sua capacidade em desenvolver algoritmos e de resolver problemas computacionais que são a principal habilidade de um profissional que visa trabalhar no desenvolvimento de softwares ou de novas tecnologias", enfatiza o organizador do evento e coordenador do curso de Ciência da Computação professor Aurélio Hoppe.

Na FURB, o evento acontecerá nos laboratórios do departamento de Sistemas e Computação, das 8h às 20h.

Para mais informações acesse: inf.furb.br/maratona


Maratona de Programação/2015

Maratona de Programação/2015



Maratona de Programação/2015

Maratona de Programação/2015



Próxima Página Última Página

|    .:. Ir para Notícias Iniciais .:.    |    .:. Listar Notícias .:.    |