DSC - Departamento de Sistemas e Computação

Notícias

DSC SEDIA ETAPA REGIONAL DA MARATONA DE PROGRAMAÇÃO

8/9/2016
Autor: DSC

No próximo sábado, dia 10 de setembro, a FURB receberá alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação da área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc) de todo o estado para participarem da etapa regional de Santa Catarina da Maratona de Programação. A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. A cada ano as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

O evento é realizado na forma de um torneio, conhecido como International Colegiate Programming Contest (ICPC), que no Brasil foi chamado de Maratona de Programação, no qual os estudantes formam equipes de três alunos, tendo um professor como técnico, e competem com estudantes de outras instituições.

A competição consiste em resolver problemas de programação, cerca de dez a quinze problemas, que as equipes têm cinco horas para tentar resolver o maior número possível. Alguns problemas requerem apenas compreensão e outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas para serem resolvidos. Os competidores devem descobrir quais problemas são mais fáceis, projetar os testes e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Vence a equipe que conseguir resolver maior número no menor tempo possível.

O torneio será realizado simultaneamente em todo o Brasil no dia 10 de setembro, em mais de 50 sedes regionais espalhadas por todo o território nacional. As melhores equipes das etapas regionais se credenciam para participar da regional sulamericana de onde as melhores serão selecionadas para participar das Finais Mundiais do evento.

O curso de Ciência da Computação da FURB participará com 4 equipes: Equipe "Despertar do Erro" composta pelos alunos: Everson Ricardo Gutz, Leonardo Fiedler e Rafael Diegoli. Equipe "JAVA_HOME = 0x29A" composta por: Evandro Matheus Schmitz, Lucas Eduardo Schlögl e Luccas de Souza Silva. Equipe "Twisted Transistor" formada por: Gabriel Roda, Matias Henschel e Mattheus Sgrott. Equipe "undefined behavior" composta por: Gustavo Bittencourt, Leonardo Leal Oliveira e Thainara Rogério. Todos os times estão sobre orientação do professor Daniel Theisges dos Santos.

"A participação neste tipo de evento é muito importante para a formação do acadêmico. Por isso, temos incentivado e participado assiduamente nos últimos anos. Ao participar desta competição, o aluno deixa claro a sua capacidade em desenvolver algoritmos e de resolver problemas computacionais que são a principal habilidade de um profissional que visa trabalhar no desenvolvimento de softwares ou de novas tecnologias", enfatiza o organizador do evento e coordenador do curso de Ciência da Computação professor Aurélio Hoppe.

Na FURB, o evento acontecerá nos laboratórios do departamento de Sistemas e Computação, das 8h às 20h.

Para mais informações acesse: inf.furb.br/maratona


Maratona de Programação/2015

Maratona de Programação/2015



Maratona de Programação/2015

Maratona de Programação/2015


|    .:. Ir para Notícias Iniciais .:.    |    .:. Listar Notícias .:.    |