DSC - Departamento de Sistemas e Computação

Notícias

Notícia não cadastrada!

03/12 - HackaTruck MakerSpace inicia hoje na FURB

3/12/2018
Autor: DSC
Fonte: FURB

Iniciou hoje (03/12) o HackaTruck MakerSpace, capacitação em desenvolvimento iOS com aplicação em Internet das Coisas (IoT) usando serviços em nuvem. Uma parceria entre FURB e IBM.

Com duas turmas (uma vespertina e outra noturna), estudantes dos cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação da FURB estão se especializando em metodologias mais avançadas de desenvolvimento (DevOps, Agile, Scrum e Design Thinking) e tecnologias (IoT, IBM Bluemix cloud services, Swift).

O curso terá duração de três semanas e será altamente prático. Além de usar a metodologia CBL (Challenge Based Learning), o laboratório tem o conceito “makerspace”, ou seja, um espaço onde os alunos poderão criar e desenvolver protótipos de projetos relacionados aos temas estudados. Tudo isto dentro de um caminhão!

O caminhão está no estacionamento do Instituto Gene, em frente ao Campus I da FURB. O laboratório móvel permite que simultaneamente 28 estudantes desenvolvam suas atividades, para as quais cada um tem à disposição um Macbook, um iPad e um iPhone7. Ainda há disponível para as turmas uma CNC router, duas impressoras 3D e ferramentas diversas.

O projeto é patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado. A parceria com a FURB foi realizada por meio do Departamento de Sistemas e Computação, com apoio do Instituto Gene e Fundação Fritz Müller, sendo coordenada pelo Prof. Everaldo A. Grahl.



Conheça mais em http://hackatruck.com.br .


Imagem interna do caminhão, onde ocorre a capacitação.

Imagem interna do caminhão, onde ocorre a capacitação.



Imagem interna do caminhão, onde ocorre a capacitação.

Imagem interna do caminhão, onde ocorre a capacitação.



30/10 - Apresentação de artigos no Congresso Brasileiro de Informática na Educação

30/10/2018
Autor: DSC
Fonte: FURB

Está semana (29/10~01/11) está acontecendo o CBIE - Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2018 em Fortaleza (CE) com vários eventos em paralelo. Um destes eventos é o “VI Workshop sobre Tecnologias Móveis na Educação – WTME“, que propõe-se a ser um fórum em que educadores, da Educação Básica e da Educação Superior, e pesquisadores compartilhem experiências e resultados de pesquisa sobre o desenvolvimento e a integração das tecnologias móveis na Educação.

Este ano conseguimos aprovação de dois artigos que foram apresentados pelo acadêmico Luan e o prof. Maurício (imagem abaixo). Os artigos foram:

– LibrAR: Aplicativo de Aprendizagem de Libras usando Realidade Aumentada e Realidade Virtual em Dispositivo Móvel (autores: Luan Ribeiro da Silva, Dalton Reis e Mauricio Lopes)

– AnimAR: Um Aplicativo para Criação de Animações com Realidade Aumentada e Interface Tangível (autores: Mauricio Lopes, Ricardo Filipe Reiter e Dalton Reis)


Apresentações

Apresentações



05/10 - Projeto Furbot conquista 3º lugar no EduTech2018

5/10/2018
Autor: FURB
Fonte: FURB

O Furbot, projeto de extensão da FURB, que busca promover inclusão digital cidadã por meio de oficinas de programação em escolas públicas com crianças de 3º. e 4º anos do ensino fundamental, conquistou o terceiro lugar no I Concurso Latinoamericano de Tecnologias Educacionais para Aprendizagem.

O concurso faz parte da XIII Conferência Latino Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO) e da XLIV Conferência Latino-americana de Informática, que começou dia 1 de outubro e segue até esta sexta-feira, dia 5 de outubro, organizadas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

O Furbot disputou com outros 20 projetos latino-americanos. O tema do concurso foi: “Nova geração de tecnologias educacionais para aprendizagem ao longo da vida” e tem como propósito estimular a submissão de soluções educacionais tecnológicas que impactem positivamente na aprendizagem. O concurso também visa estimular o pensamento empreendedor e a geração de inovação disruptiva. Estiveram representando o LDTT/FURB a professora Luciana Pereira de Araújo Kholer e o bolsista Heitor Ugarte Calvet da Silveira.

Conforme Luciana, que faz parte da equipe de desenvolvimento do projeto da FURB, “o cenário da educação no Brasil apresenta uma série de desafios para melhorar o desempenho em aspectos como leitura, escrita e matemática mas também se traduz em muitas possibilidades de ensino e aprendizagem, envolvendo educadores, pesquisadores e a comunidade escolar”.

O professor Mauro Mattos, coordenador do projeto, complementa que o propósito do Furbot “é disseminar entre as crianças a possibilidade de pensar logicamente. Ao conseguirmos isto, e quanto mais crianças forem capacitadas, teremos contribuído na formação cidadã destas crianças. Este é o papel da Universidade”, disse.

O FURBOT
O projeto Furbot é um projeto de extensão interdisciplinar que busca promover inclusão digital cidadã por meio de oficinas de programação realizadas em escolas públicas com crianças de 3º. e 4º anos do ensino fundamental que permitam o desenvolvimento de aptidões em pensamento computacional com uso de uma ferramenta de aprendizagem desenvolvida pelo Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT) do Departamento de Sistemas e Computação da FURB em parceria com a Agencia Repúblika do curso de Publicidade e Propaganda da FURB.

Este projeto tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de saberes relacionados ao pensamento computacional em estudantes e professores do ensino fundamental e, ao mesmo tempo, promover aprendizagem entre os agentes de produção de conteúdo dos cursos de graduação em ciência da computação, sistemas de informação, publicidade e propaganda, letras e matemática da FURB.

O projeto surgiu há 10 anos, mas a versão atual é disponibilizada sob a forma de um jogo de tabuleiro físico que permite a introdução dos principais conceitos e através de um ambiente computacional onde as crianças são apresentadas a desafios de complexidade crescente onde as habilidades vão sendo desenvolvidas. Os personagens foram concebidos pelo Studio Beli de Blumenau.


EduTech2018

EduTech2018



Projeto da FURB participa em concurso latino-americano

17/9/2018
Autor: FURB
Fonte: FURB

O Furbot foi aprovado para a próxima etapa do Edutech, o I Concurso Latino Americano de Tecnologias Educacionais para Aprendizagem. O concurso faz parte da XIII Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem, que vai ocorrer entre os dias 1º a 5 de outubro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

Poderiam participar do concurso somente softwares que tinham relação direta com a aprendizagem. O Furbot foi submetido na categoria Raw Diamonds, em que os softwares estão em fase de desenvolvimento, os que ainda não foram aplicados de forma contínua em ambientes educacionais e aqueles que não foram comercializados.

Para a segunda fase do concurso, o Furbot será apresentado em uma mostra em que serão julgados e os cinco melhores trabalhos de cada categoria passarão para a terceira etapa. Caso o projeto for aprovado será apresentado para uma banca de especialistas que irá escolher os vencedores do concurso.

O Furbot
O Furbot é um projeto de extensão da FURB coordenado pelo professor Mauro Mattos do Departamento de Sistemas e Computação. A proposta que leva o software para crianças de 9 a 11 anos aprenderem programação. Os primeiros conceitos computacionais são apresentados às crianças por meio de jogos de tabuleiros e cartas.

Quando as crianças vão para os computadores elas encontram o personagem Furbot que é bastante lúdico e interage com o programador. Essas atividades estimulam o pensamento computacional das crianças que podem se interessar por programação, desenvolver habilidades de criação de algoritmos e até construir soluções de programação.

Assista aqui a matéria que a FURB TV fez ano passado sobre o projeto:
https://www.youtube.com/watch?v=soYpD2siBVY


Furbot

Furbot



Programação do XXVI SEMINCO

12/9/2018
Autor: DSC

O XXVI SEMINCO é um evento que tem por objetivo divulgar trabalhos técnicos/científicos e promover o intercâmbio entre a comunidade científica, estudantes e profissionais de informática. Promovido pelo Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Regional de Blumenau-FURB será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2018 na FURB.

Neste ano, faremos um Concurso de Trabalhos Acadêmicos, com uma sessão de pôsteres, permitindo desta forma que trabalhos de iniciação científica ou em desenvolvimento tenham seu espaço e visibilidade no evento. Os três melhores trabalhos deste concurso serão apresentados no evento e receberão premiação.

Além disso, o SEMINCO discutirá temas emergentes do uso da tecnologia no cotidiano das pessoas:
- Blockchain, apresentando como esta tecnologia que sustenta o bitcoin e outras criptomoedas atrai o interesse da pesquisa dentro das empresas.
- Big Data, discutindo como as organizações gerenciam e extraem o conhecimento para gerar decisões e ações estratégicas de negócio.

O evento acontece no período noturno e é gratuito. Toda a comunidade está convidada a participar. Para mais informações acessem: http://www.inf.furb.br/seminco


01/08 - DSC realiza entrega de lacres para a Campanha Lacre Solidário

1/8/2018
Autor: DSC

Foi realizada ontem, 31/07, na Fundação Frtz Müller, a entrega de lacres arrecadados pelos alunos do curso de Ciência da Computação da FURB. Foram doados ao todo 115 garrafas pet de dois litros cheias de lacres, entregues pelos acadêmicos do curso como forma de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais - AACCs, que são atividades curriculares que envolvem ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas pelo acadêmico durante seu processo de formação, que podem ser realizadas em área específica ou afim ao curso, sendo desenvolvidas na FURB ou fora dela, durante o período de realização do curso de graduação.

Os lacres arrecadados farão parte da Campanha Lacre Solidário, que se trata de uma campanha socioambiental que recolhe os lacres das latas de bebidas e troca por cadeiras de rodas, beneficiando pessoas e entidades necessitadas. Mais detalhes da campanha podem ser acessados no site http://www.campanhalacresolidario.com.br/

Abaixo a imagem da entrega feita pelo professor Aurélio Faustino Hoppe, na condição de coordenador do curso de Ciência da Computação, e pelo servidor Anderson Fagundes, secretário do Departamento.


Entrega de lacres na Fundação Fritz Müller

Entrega de lacres na Fundação Fritz Müller



30/07 - FURB apresenta inovações tecnológicas na 1º FEDUCA

31/7/2018
Autor: FURB

Caixa de areia interativa, óculos de realidade virtual e jogos em tablets desenvolvidos por alunos da FURB. Somados a isso, três apresentações culturais e uma palestra sobre inovação no ensino superior. Tudo isso a FURB está preparando para apresentar no 1º FEDUCA - Feira de Qualificação, Oportunidades Profissionais e Consultoria Empresarial. O evento será nos dias 9 a 11 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau.
A FURB vai apresentar tudo isso em um estande privilegiado. O espaço fica logo na entrada do setor 1. Será o primeiro estande que o visitante vai visualizar.

De acordo com o professor Maurício Capobianco Lopes, as atrações educacionais terão como foco a discussão sobre educação ambiental e gestão de riscos de desastres. Ele diz que caixa de areia interativa, os óculos de realidade virtual e jogos em tablets serão apresentados em parceria com dois projetos de extensão, o Atmosfera – Prevenção e Mitigação aos Riscos de Desastres, coordenado pela professora Rafaela Vieira, e do projeto “Formação Continuada de Professores para Educação Ambiental em um Espaço Híbrido de Inovação” – agora renomeado como “Habitat” – da professora Daniela Tomio.

Haverá ainda a participação da acadêmicos de iniciação científica dos professores orientadores Maurício Capobianco e Dalton dos Reis.

No dia 9 de julho, às 20h, está programada a palestra com a professora Dra. Stela Maria Meneghel. Ela é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e da graduação da FURB. O tema da palestra será “Qualidade e Inovação no Ensino Superior”.

No sábado, dia 11 de agosto, a FURB vai levar até o FEDUCA o diferencial na área da cultura. Estão previstas apresentações do Grupo de Danças Alemãs, da Camerata de Violões e do Coro.

A 1º FEDUCA - Feira de Qualificação, Oportunidades Profissionais e Consultoria Empresarial vai ocorrer juntamente com a terceira Feira Brasileira de Equipamentos, Serviços, Softwares, Tecnologias da Informação e Segurança Eletrônica (Infofair). A FEDUCA é organizada pela Via Ápia Eventos - em uma promoção conjunta com o Núcleo de Educação e Desenvolvimento Profissional da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), da qual o Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) da FURB faz parte.


FEDUCA

FEDUCA



27/04 - Projeto de Extensão Furbot ensina programação a criança

27/4/2018
Autor: FURB
Fonte: FURB

O projeto Furbot é um dos projetos de extensão da FURB que oferece apoio ao ensino de lógica e programação às crianças de 9 e 10 anos de duas escolas de Blumenau, E.E.B Pedro II e E.E.B Victor Hering. O Furbot atua no desenvolvimento cognitivo infantil através de atividades de programação de computadores. Usa jogos como estratégia para facilitar o aprendizado da programação e estimular o pensamento computacional através de aulas divertidas.

Criado em 2007 pela equipe de professores do Departamento de Sistemas e Computação da FURB, composta pelos docentes Adilson Vahldick, Mauro Marcelo Mattos e Carlos Henrique Correia, as atividades começaram efetivamente nas escolas em abril de 2017. A fase II está prevista para começar mês que vem e é coordenada pelo professor Mauro Marcelo Mattos.

Hoje o Furbot conta com 5 bolsistas e 2 voluntários que ajudam a tornam esta experiência ainda mais produtiva. O design do jogo passou por alterações durantes esses anos, contando com a parceria do Estúdio de animação Belli Studio, produtor de desenhos animados para o canal de televisão Discovery Kids.

O Coordenador do Furbot, professor Mauro Marcelo Mattos, afirma que há um grande cuidado com a linguagem utilizada com as crianças para possibilitar a inserção delas no mundo da programação. “Aqui na Universidade a gente interage com jovens de 17 e 18 anos, não é a mesma coisa quando são crianças de 9 e 10, a linguagem tem que ser diferente”, conta o professor da FURB.

Utilizando metáfora de jogos com atividades lúdicas, o projeto busca despertar nas crianças o interesse nessa área que cresceu. Segundo divulgado recentemente pelo Jornal de Santa Catarina, o crescimento desta área foi de cerca de 172% nos últimos anos, através do desenvolvimento de algoritmos de controle de personagens em jogos animados.

O Furbot tem sua sede no segundo andar do Bloco S, no Campus 1 da FURB.


Furbot

Furbot



PROCESSO PÚBLICO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO - FURB

28/2/2018
Autor: Anderson Fagundes
Fonte: FURB

A FURB está com edital aberto para seleção de bolsistas de extensão em diversos projetos.
Há várias vagas disponíveis para alunos de BCC e SIS, conforme edital 01/2018 que pode ser acessado em

http://www.furb.br/editais/extensao

Consulte o edital, conheça os projetos e verifique as condições de participação.
As inscrições vão até 06/03 (próxima 3ª feira).


Reportagem: Furbot nas Escolas

31/10/2017
Autor: Anderson Fagundes
Fonte: DSC

Foi publicado hoje, pela FURB TV, reportagem sobre projeto de extensão universitária do DSC.

Participam do projeto os professores Mauro Marcelo Mattos (coordenador) e Luciana Pereira de Araújo.
O projeto visa desenvolver habilidades cognitivas em crianças entre 9 e 10 anos através de atividades de programação de computadores para a construção de jogos de computador através da ferramenta FURBOT.

As atividades são desenvolvidas com os professores e alunos do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Pedro II, em Blumenau.


Abaixo o link para a reportagem no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=soYpD2siBVY


Próxima Página Última Página

|    .:. Ir para Notícias Iniciais .:.    |    .:. Listar Notícias .:.    |