BCC - Curso de Ciência da Computação

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19/06 - Acadêmicos da 1ª fase do curso de BCC Notunro visitam a empresa Senior

26/6/2019
Autor: DSC
Fonte: FURB

No dia 19/junho os acadêmicos da 1ª fase do curso de BCC Noturno foram visitar a empresa Senior, como atividade da disciplina de Introdução à Computação.

Certificada como Great Place to Work® 2018, a Senior acredita na inovação, na colaboração, no conhecimento e na diversidade de talentos. A companhia tem um dos mais completos portfólios para alta performance, oferecendo soluções em Gestão Empresarial, Logística, Gestão de Pessoas, de Relacionamento com Clientes, de Supermercados e Gestão de Acesso e Segurança. São mais de 100 mil contratos ativos em empresas de diversos portes e segmentos. São aproximadamente 1800 colaboradores distribuídos entre a sede (Blumenau/SC), filiais, escritórios e unidades de negócios, além de mais de 150 consultores e cerca de 100 canais de distribuição em todo Brasil.

A visita foi conduzida pelos coordenadores de área Cintia Hoepfner, Dennis Hiebert e Wagner Reetz, que apresentaram aspectos da vida profissional e do mercado de trabalho de TI.

Dennis e Wagner são egressos do curso de BCC da FURB.

O Prof. Marcel Hugo, professor da disciplina e coordenador do curso, ressaltou a importância do contato dos estudantes com o mundo do trabalho: “Nossos acadêmicos têm uma relação muito próxima com o mercado regional, pois desde as primeiras fases são inúmeras as oportunidades de estágio e emprego. Conhecer melhor as diferentes funções de um egresso em Ciência da Computação desempenhadas numa empresa permite a cada estudante refletir sobre seu percurso acadêmico e confirmar suas escolhas.”


Imagem da visita 1

Imagem da visita 1



Imagem da visita 2

Imagem da visita 2



14/06 - Acadêmicos da 1ª fase do curso de BCC Matutino visitam a empresa T-Systems

14/6/2019
Autor: DSC
Fonte: FURB

No dia 06/junho os acadêmicos da 1ª fase do curso de BCC Matutino foram visitar a empresa T-Systems, como atividade da disciplina de Introdução à Computação.

Com presença em mais de 20 países, 46 mil funcionários, a T-Systems é uma das maiores empresas provedoras de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do mundo, sendo parte do grupo alemão Deutsche Telekom. A unidade em Blumenau possui cerca de 600 colaboradores, sendo uma das maiores empresas de TI de nossa região.

A visita foi conduzida pelo diretor Markus Blumenschein e pelo gerente Marcos Egerland, que apresentaram aspectos da vida profissional e do mercado de trabalho de TI.

O Prof. Marcel Hugo, professor da disciplina e coordenador do curso, ressaltou a importância do contato dos estudantes com o mundo do trabalho: “Nossos acadêmicos têm uma relação muito próxima com o mercado regional, pois desde as primeiras fases são inúmeras as oportunidades de estágio e emprego. Conhecer melhor as diferentes funções de um egresso em Ciência da Computação desempenhadas numa empresa permite a cada estudante refletir sobre seu percurso acadêmico e confirmar suas escolhas.”


Imagem da visita 1

Imagem da visita 1



Imagem da visita 2

Imagem da visita 2



Semana Acadêmica de BCC - 28 a 30/04

26/4/2019
Autor: DSC
Fonte: FURB

No domingo (28) haverá um torneio de CS GO, interessados devem se inscrever no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1K0AP-IlhIE0LutgXoK4_blUCH2jXLe1wBShEGchVQJVMaQ/viewform

Na 2a e 3a feiras as atividades seguem conforme programação (imagens).
Além dos workshops no período matutino, na sala S-401:
Segunda-Feira (dia 29) - das 9h 30min às 11h 30min - Python
Terça-Feira (dia 30) - 8h às 11h - Angular

E na 3a feira a noite terá uma "maratona" de programação. Interessados devem se inscrever no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGXEUWP0EEz99tUgUN7bXkbgvqiXOnRZEUKaloNazO12qwBg/viewform


A organização é do Centro Acadêmico Livre de Computação (CALCOMP), liderados pela Presidente Luma Kühl, sob coordenação da Profª Luciana P. de Araújo Kohler.


Banner do evento

Banner do evento



Programação 29/04

Programação 29/04



Programação 30/04

Programação 30/04



02/04 - Atividades Coletivas CAE - ABRIL

2/4/2019

O Núcleo de Inclusão e Atenção ao Estudante, da Coordenadoria de Assuntos Estudantis, desenvolve diversas atividades coletivas considerando problemáticas comuns do universo acadêmico.

As atividades são abertas à comunidade universitária da FURB.

As inscrições devem ser feitas em www.furb.br/eventoscae


Cronograma das atividades - Abril

Cronograma das atividades - Abril



25/03 - Atividades Coletivas CAE

25/3/2019
Autor: FURB
Fonte: FURB

O Núcleo de Inclusão e Atenção ao Estudante, da Coordenadoria de Assuntos Estudantis, desenvolve diversas atividades coletivas considerando problemáticas comuns do universo acadêmico.

As atividades são abertas à comunidade universitária da FURB.

As inscrições devem ser feitas em www.furb.br/eventoscae


Cronograma das atividades - Março

Cronograma das atividades - Março



Coordenação do BCC e CALCOMP recepcionam os calouros

7/3/2019
Autor: DSC
Fonte: FURB

No dia 25/02, a FURB recepcionou seus calouros 2019/1.
Após o evento institucional, o curso de Ciência da Computação recebeu suas novas turmas com um café, patrocinado pelo CALCOMP (Centro Acadêmico Livre de Computação).
Conversas, informações, visitas aos laboratórios e espaços que os estudantes vão frequentar na sua jornada de universitários fizeram parte das boas-vindas.
Para a turma noturna, o CALCOMP organizou o programa "Adote um calouro", pelo qual alunos veteranos apadrinham um calouro, sendo sua referência para trocar informações e dicas a respeito do curso e da universidade.
Prof. Marcel Hugo, coordenador do curso, agradeceu à Presidente do CALCOMP, acadêmica Luma Kühl, pela iniciativa do programa e também aos 17 veteranos que se engajaram para tornar mais fácil o primeiro semestre dos calouros.


Recepção de calouros do matutino

Recepção de calouros do matutino



Veteranos e diretoria do CALCOMP

Veteranos e diretoria do CALCOMP



Recepção de calouros do noturno

Recepção de calouros do noturno



Recepção de calouros do noturno

Recepção de calouros do noturno



03/12 - HackaTruck MakerSpace inicia hoje na FURB

3/12/2018
Autor: DSC
Fonte: FURB

Iniciou hoje (03/12) o HackaTruck MakerSpace, capacitação em desenvolvimento iOS com aplicação em Internet das Coisas (IoT) usando serviços em nuvem. Uma parceria entre FURB e IBM.

Com duas turmas (uma vespertina e outra noturna), estudantes dos cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação da FURB estão se especializando em metodologias mais avançadas de desenvolvimento (DevOps, Agile, Scrum e Design Thinking) e tecnologias (IoT, IBM Bluemix cloud services, Swift).

O curso terá duração de três semanas e será altamente prático. Além de usar a metodologia CBL (Challenge Based Learning), o laboratório tem o conceito “makerspace”, ou seja, um espaço onde os alunos poderão criar e desenvolver protótipos de projetos relacionados aos temas estudados. Tudo isto dentro de um caminhão!

O caminhão está no estacionamento do Instituto Gene, em frente ao Campus I da FURB. O laboratório móvel permite que simultaneamente 28 estudantes desenvolvam suas atividades, para as quais cada um tem à disposição um Macbook, um iPad e um iPhone7. Ainda há disponível para as turmas uma CNC router, duas impressoras 3D e ferramentas diversas.

O projeto é patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado. A parceria com a FURB foi realizada por meio do Departamento de Sistemas e Computação, com apoio do Instituto Gene e Fundação Fritz Müller, sendo coordenada pelo Prof. Everaldo A. Grahl.



Conheça mais em http://hackatruck.com.br .


Imagem interna do caminhão, onde ocorre a capacitação.

Imagem interna do caminhão, onde ocorre a capacitação.



Imagem interna do caminhão, onde ocorre a capacitação.

Imagem interna do caminhão, onde ocorre a capacitação.



30/10 - Apresentação de artigos no Congresso Brasileiro de Informática na Educação

30/10/2018
Autor: DSC
Fonte: FURB

Está semana (29/10~01/11) está acontecendo o CBIE - Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2018 em Fortaleza (CE) com vários eventos em paralelo. Um destes eventos é o “VI Workshop sobre Tecnologias Móveis na Educação – WTME“, que propõe-se a ser um fórum em que educadores, da Educação Básica e da Educação Superior, e pesquisadores compartilhem experiências e resultados de pesquisa sobre o desenvolvimento e a integração das tecnologias móveis na Educação.

Este ano conseguimos aprovação de dois artigos que foram apresentados pelo acadêmico Luan e o prof. Maurício (imagem abaixo). Os artigos foram:

– LibrAR: Aplicativo de Aprendizagem de Libras usando Realidade Aumentada e Realidade Virtual em Dispositivo Móvel (autores: Luan Ribeiro da Silva, Dalton Reis e Mauricio Lopes)

– AnimAR: Um Aplicativo para Criação de Animações com Realidade Aumentada e Interface Tangível (autores: Mauricio Lopes, Ricardo Filipe Reiter e Dalton Reis)


Apresentações

Apresentações



05/10 - Projeto Furbot conquista 3º lugar no EduTech2018

5/10/2018
Autor: FURB
Fonte: FURB

O Furbot, projeto de extensão da FURB, que busca promover inclusão digital cidadã por meio de oficinas de programação em escolas públicas com crianças de 3º. e 4º anos do ensino fundamental, conquistou o terceiro lugar no I Concurso Latinoamericano de Tecnologias Educacionais para Aprendizagem.

O concurso faz parte da XIII Conferência Latino Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO) e da XLIV Conferência Latino-americana de Informática, que começou dia 1 de outubro e segue até esta sexta-feira, dia 5 de outubro, organizadas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

O Furbot disputou com outros 20 projetos latino-americanos. O tema do concurso foi: “Nova geração de tecnologias educacionais para aprendizagem ao longo da vida” e tem como propósito estimular a submissão de soluções educacionais tecnológicas que impactem positivamente na aprendizagem. O concurso também visa estimular o pensamento empreendedor e a geração de inovação disruptiva. Estiveram representando o LDTT/FURB a professora Luciana Pereira de Araújo Kholer e o bolsista Heitor Ugarte Calvet da Silveira.

Conforme Luciana, que faz parte da equipe de desenvolvimento do projeto da FURB, “o cenário da educação no Brasil apresenta uma série de desafios para melhorar o desempenho em aspectos como leitura, escrita e matemática mas também se traduz em muitas possibilidades de ensino e aprendizagem, envolvendo educadores, pesquisadores e a comunidade escolar”.

O professor Mauro Mattos, coordenador do projeto, complementa que o propósito do Furbot “é disseminar entre as crianças a possibilidade de pensar logicamente. Ao conseguirmos isto, e quanto mais crianças forem capacitadas, teremos contribuído na formação cidadã destas crianças. Este é o papel da Universidade”, disse.

O FURBOT
O projeto Furbot é um projeto de extensão interdisciplinar que busca promover inclusão digital cidadã por meio de oficinas de programação realizadas em escolas públicas com crianças de 3º. e 4º anos do ensino fundamental que permitam o desenvolvimento de aptidões em pensamento computacional com uso de uma ferramenta de aprendizagem desenvolvida pelo Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT) do Departamento de Sistemas e Computação da FURB em parceria com a Agencia Repúblika do curso de Publicidade e Propaganda da FURB.

Este projeto tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de saberes relacionados ao pensamento computacional em estudantes e professores do ensino fundamental e, ao mesmo tempo, promover aprendizagem entre os agentes de produção de conteúdo dos cursos de graduação em ciência da computação, sistemas de informação, publicidade e propaganda, letras e matemática da FURB.

O projeto surgiu há 10 anos, mas a versão atual é disponibilizada sob a forma de um jogo de tabuleiro físico que permite a introdução dos principais conceitos e através de um ambiente computacional onde as crianças são apresentadas a desafios de complexidade crescente onde as habilidades vão sendo desenvolvidas. Os personagens foram concebidos pelo Studio Beli de Blumenau.


EduTech2018

EduTech2018



Projeto da FURB participa em concurso latino-americano

17/9/2018
Autor: FURB
Fonte: FURB

O Furbot foi aprovado para a próxima etapa do Edutech, o I Concurso Latino Americano de Tecnologias Educacionais para Aprendizagem. O concurso faz parte da XIII Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem, que vai ocorrer entre os dias 1º a 5 de outubro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

Poderiam participar do concurso somente softwares que tinham relação direta com a aprendizagem. O Furbot foi submetido na categoria Raw Diamonds, em que os softwares estão em fase de desenvolvimento, os que ainda não foram aplicados de forma contínua em ambientes educacionais e aqueles que não foram comercializados.

Para a segunda fase do concurso, o Furbot será apresentado em uma mostra em que serão julgados e os cinco melhores trabalhos de cada categoria passarão para a terceira etapa. Caso o projeto for aprovado será apresentado para uma banca de especialistas que irá escolher os vencedores do concurso.

O Furbot
O Furbot é um projeto de extensão da FURB coordenado pelo professor Mauro Mattos do Departamento de Sistemas e Computação. A proposta que leva o software para crianças de 9 a 11 anos aprenderem programação. Os primeiros conceitos computacionais são apresentados às crianças por meio de jogos de tabuleiros e cartas.

Quando as crianças vão para os computadores elas encontram o personagem Furbot que é bastante lúdico e interage com o programador. Essas atividades estimulam o pensamento computacional das crianças que podem se interessar por programação, desenvolver habilidades de criação de algoritmos e até construir soluções de programação.

Assista aqui a matéria que a FURB TV fez ano passado sobre o projeto:
https://www.youtube.com/watch?v=soYpD2siBVY


Furbot

Furbot



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