BCC - Curso de Ciência da Computação

Notícias

Notícia não cadastrada!

16/10 - Câmara Municipal de Blumenau homenageia professor Mauro Marcelo Mattos, do DSC.

17/10/2019
Fonte: http://www.camarablu.sc.gov.br/camara-homenageia-seis-professores-com-a-comenda-municipal-do-merito-

A Câmara de Vereadores homenageou seis professores que atuam em escolas da rede pública e particular de Blumenau com a entrega da Comenda Municipal do Mérito em Educação Professor “Rubens Fredel”. A solenidade aconteceu na noite dessa quarta-feira (16), no Plenário da Casa e reuniu familiares, amigos e admiradores dos homenageados.

A Comenda Municipal Rubens Fredel foi instituída pela Câmara de Vereadores em 2017, através do Decreto Legislativo Nº 919, como forma de homenagear os professores que se destacam em suas atividades educativas durante o ano. A homenagem é realizada sempre no mês de outubro em comemoração ao Dia do Professor e os educadores indicados podem ser das redes públicas municipal e estadual e também da rede privada, que trabalham nas escolas e em instituições de ensino superior localizadas em Blumenau.

Este ano, dos seis homenageados, três trabalham em escolas municipais; dois atuam em escolas da rede estadual e um na universidade.

O primeiro homenageado da noite foi o professor Mauro Marcelo Mattos, que atua na Universidade Regional de Blumenau (Furb). A indicação foi feita pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador Marcelo Lanzarin (MDB). Em seu pronunciamento o presidente destacou que era uma grande honra poder homenagear o professor Mauro, que é coordenador do Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia da Furb. Lembrou que em 2010, como secretário municipal de Saúde, procurou pelo professor e desta conversa nasceu o Pronto, sistema informatizado de gestão da saúde pública, que hoje é referência em todo o Brasil e um case de sucesso nos congressos internacionais de tecnologia. “É uma honra poder homenagear este professor que atua desde 1995 na Furb, e é responsável por outros 14 projetos na área da tecnologia, auxiliando pessoas e entidades”, ressaltou Lanzarin, assinalando a Comenda “Professor Rubens Fredel” é o reconhecimento da sociedade ao trabalho de todos os professores da cidade.

Ao agradecer a honraria, o professor Mauro Marcelo Mattos pontuou que ao longo dos 28 anos dedicados à academia passou por muitos desafios. “Ser professor é ensinar de forma a causar impacto para mudar a vida das pessoas e transformar a sociedade”, afirmou, destacando que é um grande orgulho e que foi muito gratificante ter participado no desenvolvimento do Pronto. Assinalou ainda que foi uma grande decisão, tomada pelo então secretário de Saúde, Marcelo Lanzarin, de construir uma solução para a gestão da saúde pública que fez a diferença para muitos blumenauenses.


Homenageados

Homenageados



Imagem 1

Imagem 1



Imagem 2

Imagem 2



Imagem 3

Imagem 3



Imagem 4

Imagem 4



28/08 - 1ª Feira de Inovação e Empreendedorismo de Blumenau

28/8/2019

A FURB promove a 1ª Feira de Inovação e Empreendedorismo, que é um espaço de divulgação de soluções inovadoras - produtos, serviços e modelos de negócios - desenvolvidas em instituições de ensino de Blumenau, voltada ao fomento da Inovação e da Cultura da Propriedade Intelectual na cidade de Blumenau.

O evento acontece nos dias 16 e 17 de setembro de 2019, no espaço em frente a biblioteca do câmpus 1 da FURB.

As inscrições ocorrem até dia 05/Setembro. Poderão se inscrever alunos e servidores da FURB e de outras instituições de ensino superior, médio ou fundamental, públicas ou privadas, sediadas no município de Blumenau.

As categorias de participação são:

Categoria 1 - Universitária: Alunos e egressos a partir de 2018 de graduação e pós-graduação, Professores e Técnicos vinculados a Instituições de Ensino Superior de Blumenau.

Categoria 2 - Jovem Inventor: Alunos de ensino fundamental e alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas de Blumenau.


Conheça mais em furb.br/euqueroinovar


06/08 - FURBOT avança e chega à rede de ensino estadual

6/8/2019
Autor: FURB
Fonte: FURB


Apresentar noções básicas de computação e robótica para diretores de 11 escolas da rede estadual de educação de Blumenau foi o objetivo da formação realizada pelo FURBOT, projeto de extensão da FURB que há mais de 10 anos promove o ensino de lógica de programação, com jogos e brincadeiras, ou, na linguagem computacional, utilizando a programação desplugada. Jogos de tabuleiro, cartas e tapete vivo estiveram entre as atividades realizadas com os diretores, que também foram apresentados aos conceitos básicos de tecnologia, programação e suas possibilidades.

A formação foi realizada no Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias (Efex), mantido pela FURB em parceria com o Governo do Estado de SC, com a intenção de atender a uma demanda de ensino aprendizagem na área da tecnologia, apresentada pelo Estado, que vai destinar às escolas um novo arsenal tecnológico, com notebooks, tablets, lousas digitais, kits de robótica e impressoras 3D. O objetivo é atender o que pedem as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que “tem a tecnologia como uma de suas propostas para o desenvolvimento de forma ampla nas escolas de todas as redes”, observa Lanimar Batista, diretora da Escola Estadual Básica Santos Dumont, uma das participantes.

Para o coordenador do FURBOT, professor Mauro Mattos, esta formação marca também uma nova etapa do projeto, que agora passa a acontecer nestas escolas estaduais. Segundo ele, a programação desplugada, utilizada na formação com os diretores, serve para mostrar que “o pensamento computacional pode ser levado para a tecnologia da computação, mas não necessariamente”. Com as atividades, os diretores puderam exercitar a percepção de estratégias para resolver problemas, a abstração e a decomposição de problemas em partes menores, o reconhecimento de padrões e a identificação de soluções. Para a diretora Lanimar Batista “é importante que tenhamos essa compreensão, para que os alunos possam desenvolver a aprendizagem a partir das novas tecnologias”. Os novos recursos devem chegar às escolas ainda em agosto.


Furbot

Furbot



30/07 - Meninas Digitais em cursos com apoio da Sênior Sistemas

1/8/2019
Autor: FURB
Fonte: FURB

Despertar o interesse de meninas em idade escolar para a área de tecnologia apresentando noções básicas de programação. Esse foi o objetivo do curso de curta duração promovido pelo projeto Meninas Digitais com apoio da empresa de tecnologia Sênior Sistemas. Em quatro dias de oficinas, as alunas tiveram a oportunidade de desenvolver jogos com a plataforma Scratch, projeto para internet das coisas (rede capaz de coletar e transmitir dados utilizando diferentes dispositivos) e um aplicativo para o sistema Android. Além disso, foram apresentadas a funcionárias da empresa, aos espaços diferenciados da Sênior e as possíveis áreas de atuação no universo da computação.

Para Luciana Kohler, coordenadora do projeto Meninas Digitais, professora do departamento de Sistemas e Computação da FURB, embora as alunas ainda estejam no ensino fundamental, já estão se preparando para uma formação “e, quem sabe, para entrar no mercado de trabalho nessa área”. Luciana também destaca que é muito significativa para o projeto a parceria com a Sênior Sistema, empresa referência no setor, “e, sobretudo, que apoia a entrada de mulheres nos seus quadros”, reforça a professora.

Durante os quatro dias de curso, realizado de 24 a 26 de julho, funcionárias da Sênior foram convidadas para participar do início das aulas, contando sua história na profissão, seu dia a dia na empresa e como entraram no mercado. “Elas foram uma verdadeira inspiração. Vieram compartilhar suas histórias e dar apoio àquelas que estão chegando”, conta Luciana.

Coordenadora da Universidade Corporativa da Sênior Sistemas, Raquel Sievert afirma que a diversidade de gênero traz ganhos representativos para a empresa, verificados em todas as áreas e que a mulher tem desempenhado cada vez mais um papel muito relevante nesse processo. “Hoje as mulheres estão reassumindo funções neste universo tecnológico que há muito tempo não alcançavam”, afirma Sievert.


Professora Luciana, coordenadora do projeto.

Professora Luciana, coordenadora do projeto.



25/07 - Artigo internacional revela danos com interação medicamentosa

25/7/2019
Autor: FURB

Edição desta semana da Nature Publishing, revista científica mais citada no mundo, traz artigo de pesquisadores da Universidade Regional de Blumenau, em parceria com instituições internacionais, com dados sobre a saúde da população blumenauense. O trabalho foi realizado graças ao sistema de prontuário eletrônico (PRONTO) desenvolvido em convênio técnico e financeiro entre a FURB e a Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau.

O artigo City-wide electronic health records reveal gender and age biases in administration of known drug-drug interactions, publicado na Nature Partner Jounals Digital Medicine, que integra a Nature, foi escrito pelos pesquisadores Rion Brattig Correia, Luciana de Araújo Kohler, Mauro Mattos e Luis Rocha.

Mattos e Kohler são professores da FURB. A pesquisa foi possível através de uma parceria entre a FURB, a Indiana University (EUA) e o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), de Portugal. Os resultados demonstram, segundo os pesquisadores, viés de gênero e idade na co-administração de medicamentos cuja interação pode trazer riscos à saúde com reações adversas.

Além desse problema, análise pecuniária das interações demonstra um custo de pelo menos 2 dólares per capita na possível hospitalização dos pacientes, que poderiam ter sido evitados sem a indicação. O artigo detalha a pesquisa que prevê o quanto a interação medicamentosa a partir da dispensação de múltiplas drogas é um problema sério tanto para os indivíduos quanto para os sistemas de saúde.

Os dados foram extraídos do PRONTO, que é o um software desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT) da FURB, sob coordenação do rof. Dr. Mauro Marcelo Mattos.


Logo

Logo



19/06 - Acadêmicos da 1ª fase do curso de BCC Notunro visitam a empresa Senior

26/6/2019
Autor: DSC
Fonte: FURB

No dia 19/junho os acadêmicos da 1ª fase do curso de BCC Noturno foram visitar a empresa Senior, como atividade da disciplina de Introdução à Computação.

Certificada como Great Place to Work® 2018, a Senior acredita na inovação, na colaboração, no conhecimento e na diversidade de talentos. A companhia tem um dos mais completos portfólios para alta performance, oferecendo soluções em Gestão Empresarial, Logística, Gestão de Pessoas, de Relacionamento com Clientes, de Supermercados e Gestão de Acesso e Segurança. São mais de 100 mil contratos ativos em empresas de diversos portes e segmentos. São aproximadamente 1800 colaboradores distribuídos entre a sede (Blumenau/SC), filiais, escritórios e unidades de negócios, além de mais de 150 consultores e cerca de 100 canais de distribuição em todo Brasil.

A visita foi conduzida pelos coordenadores de área Cintia Hoepfner, Dennis Hiebert e Wagner Reetz, que apresentaram aspectos da vida profissional e do mercado de trabalho de TI.

Dennis e Wagner são egressos do curso de BCC da FURB.

O Prof. Marcel Hugo, professor da disciplina e coordenador do curso, ressaltou a importância do contato dos estudantes com o mundo do trabalho: “Nossos acadêmicos têm uma relação muito próxima com o mercado regional, pois desde as primeiras fases são inúmeras as oportunidades de estágio e emprego. Conhecer melhor as diferentes funções de um egresso em Ciência da Computação desempenhadas numa empresa permite a cada estudante refletir sobre seu percurso acadêmico e confirmar suas escolhas.”


Imagem da visita 1

Imagem da visita 1



Imagem da visita 2

Imagem da visita 2



14/06 - Acadêmicos da 1ª fase do curso de BCC Matutino visitam a empresa T-Systems

14/6/2019
Autor: DSC
Fonte: FURB

No dia 06/junho os acadêmicos da 1ª fase do curso de BCC Matutino foram visitar a empresa T-Systems, como atividade da disciplina de Introdução à Computação.

Com presença em mais de 20 países, 46 mil funcionários, a T-Systems é uma das maiores empresas provedoras de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do mundo, sendo parte do grupo alemão Deutsche Telekom. A unidade em Blumenau possui cerca de 600 colaboradores, sendo uma das maiores empresas de TI de nossa região.

A visita foi conduzida pelo diretor Markus Blumenschein e pelo gerente Marcos Egerland, que apresentaram aspectos da vida profissional e do mercado de trabalho de TI.

O Prof. Marcel Hugo, professor da disciplina e coordenador do curso, ressaltou a importância do contato dos estudantes com o mundo do trabalho: “Nossos acadêmicos têm uma relação muito próxima com o mercado regional, pois desde as primeiras fases são inúmeras as oportunidades de estágio e emprego. Conhecer melhor as diferentes funções de um egresso em Ciência da Computação desempenhadas numa empresa permite a cada estudante refletir sobre seu percurso acadêmico e confirmar suas escolhas.”


Imagem da visita 1

Imagem da visita 1



Imagem da visita 2

Imagem da visita 2



Semana Acadêmica de BCC - 28 a 30/04

26/4/2019
Autor: DSC
Fonte: FURB

No domingo (28) haverá um torneio de CS GO, interessados devem se inscrever no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1K0AP-IlhIE0LutgXoK4_blUCH2jXLe1wBShEGchVQJVMaQ/viewform

Na 2a e 3a feiras as atividades seguem conforme programação (imagens).
Além dos workshops no período matutino, na sala S-401:
Segunda-Feira (dia 29) - das 9h 30min às 11h 30min - Python
Terça-Feira (dia 30) - 8h às 11h - Angular

E na 3a feira a noite terá uma "maratona" de programação. Interessados devem se inscrever no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGXEUWP0EEz99tUgUN7bXkbgvqiXOnRZEUKaloNazO12qwBg/viewform


A organização é do Centro Acadêmico Livre de Computação (CALCOMP), liderados pela Presidente Luma Kühl, sob coordenação da Profª Luciana P. de Araújo Kohler.


Banner do evento

Banner do evento



Programação 29/04

Programação 29/04



Programação 30/04

Programação 30/04



02/04 - Atividades Coletivas CAE - ABRIL

2/4/2019

O Núcleo de Inclusão e Atenção ao Estudante, da Coordenadoria de Assuntos Estudantis, desenvolve diversas atividades coletivas considerando problemáticas comuns do universo acadêmico.

As atividades são abertas à comunidade universitária da FURB.

As inscrições devem ser feitas em www.furb.br/eventoscae


Cronograma das atividades - Abril

Cronograma das atividades - Abril



25/03 - Atividades Coletivas CAE

25/3/2019
Autor: FURB
Fonte: FURB

O Núcleo de Inclusão e Atenção ao Estudante, da Coordenadoria de Assuntos Estudantis, desenvolve diversas atividades coletivas considerando problemáticas comuns do universo acadêmico.

As atividades são abertas à comunidade universitária da FURB.

As inscrições devem ser feitas em www.furb.br/eventoscae


Cronograma das atividades - Março

Cronograma das atividades - Março



Próxima Página Última Página

|    .:. Ir para Notícias Iniciais .:.    |    .:. Listar Notícias .:.    |